terça-feira, 10 de julho de 2012

Acreditamos na Ação da Educação

Ao finalizar a primeira etapa da disciplina Seminário Integrado e, após a compilação, tabulação dos dados recolhidos na pesquisa sociontropólogica, realizada em abril de 2012, através de um questionário composto de 38 questões dividas em três blocos: Perfil Pessoal, Perfil Profissional e Perfil Social aplicado aos 73 alunos  das turmas 3101 e 3102 do E. M. Normal do Cristóvão concluímos que a maioria dos alunos  são do sexo feminino, isto é 93% e apenas 7% são do sexo masculino. A partir desse dado podemos levantar uma hipótese: a Educação Básica é constituída  de professoras e, por isso, o salário é baixo? A idade  da maioria dos entrevistados é de: 14  a 16 anos e apenas 7% tem mais de 17 anos e apenas uma aluna tem 32 anos, fator aceitável por se tratar de um curso profissional.
  Em relação a estrutura familiar a maioria dos alunos moram com a família contituída de pai, mãe e irmãos e apenas 20% informou que mora só com a mãe ou pai  e irmãos; um aluno mora com a avó e duas alunas com o marido e filhos. Igualmente  fazem programas de lazer com a família e amigos nos finais de semana. 62% possui casa prórpia e 38% moram em casa alugada.
Em realação a  procedência verificamos que os alunos moram em 49 bairros diferentes de Caxias do Sul e uma aluna mora  no município de Flores da Cunha;  aqui também levantamos a hipótese de que essa grande diversidade se deve ao de ser o único curso normal público da Serra?
Que 90% escolheu o Curso Normal porque se  identifica com a profissão de ensnar. Também a maioria já trabalha na educação como aprendiz e estágio remunerado; fator esse que impoem aos mesmos uma jornada pesada, "pois nas escolinhas é bem puxado".
Boa Parte dos alunos desejam fazer faculdade na área da educação. As disciplinas de maior interesse são: Matemática, Literatura e História.
O contato com tecnologias como celular, internet  e televisão é expressivo, mas tem alunos que não tem acesso à internet, computador e celular.
Podemos concluir que os alunos do Ensino Médio Normal tem gosto musical variado,  vem de diferentes lugares e trazem modo de viver e saberes diferntes, mas com o mesmo objetivo: ir em buca de um futuro melhor para si e para o seu país através da profissão que escolheram, mesmo que precocemente. SER EDUCADOR E FAZER A DIFERENÇA!
                                          Texto escrito por muitas mãos numa uníssima voz. 3101 e 3102. Revisado Pela Professora Laurinha Schmitt de Oliveira




17 comentários:

  1. Oi, Professora, adorei o texto e o Seminário Integrado. Gostei de todas as atividades:Parabéns ao Ensino Médio, pois as apresentações estavam bem organizadas, adorei as paródias.Para nós, Normalistas, parabéns, pois apesar das dificuldades nos unimos e vencemos o acidentente com as apresentações e, por isso penso que as meninas estavam nervosas, mas quem não estaria. Penso que mereço 13 pontos sobre 15.
    E também que o Seminário serviu para termos uma noção da identidade do Cristóvão,
    Dáurea 3101

    ResponderExcluir
  2. No decorrer das atividades da análise dos dados da pesquisa fizemos muitas coisas como: usar o Excele PowerPoint. Também por que estavámos fazendo a pesquisa e qual era a finalidade da mesma.
    Muitas coisas que fizemos aproveitamos depois e aí as coisas ficaram claras. a minha participação no Seminário foi muito boa. Adquiri experiência e também saber me conter quando alguma coisa não me agradava.
    Passamos por muito trabalho estragamos algumas coisas;perdemos informações trabalho pronto, mas chegamos ao fim: apresentamos e deu tudo certo.
    Alguns erros serevm para fazer certo outra vez.
    Fernanda B. Righi - Turma 3101

    ResponderExcluir
  3. Ao decorrer do 1º T. forma realizadas pesquisas para descobrirmos quem é o aluno que estuda no Cristóvão.
    Foi muito de muito proveito porque tivemos a aportunidade de conhecermos as meninas que cursam o magistéio e por que elas estão aqui, o que gostam de fazer.
    Acho que mereço uma nota 12 porque me esforçei, ajudando nas pesquisas, caloborando com a professora e com os colegas.
    Francine Garcia -3101

    ResponderExcluir
  4. Eu acho que mereço 12 pontos, pois me envolvi e compareci no sábado e procurei analisar os graficos de toda a escola, além dos nossos. Eu percibi que tinha uns erros, mas isso acontece, pois foi a primeira vez que fizemos. Me interessei bastante pelos gráficos para saber um pouco mais sobre os outros alunos e entender o Cristóvão.
    Carolina Freitas - 3101.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do que assisti no seminário, pois notei que os alunos gostam de ler, de ouvir música, mas tem gostos variados tanto na múscia quanto na leitura. Mereço 12, pois mesmo faltando em algumas aulas,assistir o Seminário me ajudou a entender um pouco mais a reforma do curso.
    Suén Fortuna - 3101

    ResponderExcluir
  6. Não estive presente no Seminário, mas assisti os slides na aula e fiz o texto interpretativo e minha nota e 13 pontos.
    Fernanda Machado da Silva - Turma 3101

    ResponderExcluir
  7. Foi bem difícil realizar a atividade dos gráfico porque encontrávamos erros e precisávamos refazer, pois em pesquisa é importante fazer a representação correta. Ajudei várias vezes os colegas que encontravam dificuldades e também fui ajudada.
    Fiz apresentação para a Escola, acho que me sai bem por isso a nota que me daria seria 14, mas claro que eu poderia ter melhorando mais.
    Daniela L.Gobel 3101

    ResponderExcluir
  8. Partipei em todo o processo e, apesar do que aonteceu com os nossos slides conseguimos fazer novamente em um tempo curto. Minha nota é 13 pontos.
    Caroline Frizzo; 3101

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, Caroline, fizemos graças a ajuda de todos, esse fato que muito contarário também me mostrou o quã são capazes os jovens.

      Excluir
  9. Achei a pesquisa interessante e me envolvi bastante; adquiri conhecimentos, habilidades. Tivemos a oportunidade de interagir com as outras turmas do Cristóvão.Acompnhei as atividades no turno inverso para organizar o Seminário, procurei aprender ao máximo os ensinamentos novos decorrentes dessa forma de ensinar, pois gostei muito porque fala de nós, alunos. Participei da apresentação no seminário. Gostei de todas as atividades do seminário e achei legal a iniciativa dos alunos da turma 3101 solicitar para cantar a música e todo o auditório cantou junto. isso foi gratificante.
    Acho que minha nota deveria ser uns 15 pontos.
    Leila Cassiane Leila Mezger.

    ResponderExcluir
  10. Eu acho que deveria ganhar nota máxima, pois particpei de todos os momentos das atividades.
    Construi os gráficos e vim no turno inverso ajudar na organização do seminário.
    Amplie meus conhecimentos: tabular dados, construir gráficos no excel, fazer a leitura dos mesmos. Gostei da atividade de Seminário.
    Mereço 15 pontos.
    Julia Dessanti. 3102.

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que deveria ganhar 12 pontos, pois participei de quase todos os momentos, mesmo não vindo no sábado do seminário, mas vi a apresentação no laborotário de informática e fiz o texto interpretativ; gostei muito dessa atividade. deve ter sido bem legal o Seminário.
    Camila Gonçalves dos Santos - 3102

    ResponderExcluir
  12. Bom , pelo que eu pude ver nos gráficos e me deixou abismada, foi que a maioria dos adolescentes fumam; e cigarro não é uma coisa boa, e outras coisas que também me deixaram muito boba: 100% dos alunos gostam da escola. kkk isso não é verdade.
    Sobre a apresentação, as meninas forma ótimas, todas lindas e alegres, foram muito bem na apresentação.
    Bom quanto a minha nota, eu me dou 10 pontos, porque eu não participei da apresentação e sai mais cedo, sai antes de acabar as apresentação.
    Viver, não ter vergonha
    de ser feliz!
    Cantar, a beleza de ser um
    eterno aprendiz!

    Fabiane Marli de Cravalho - 3101

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabiane! Fez uma citação bacana no final de sua autoavaliação, porém vejo que leu de forma equivocada os gráficos, pois em relação ao cigarro no E.Médio Politécnico é inexpressivo o número de fumanetes e igualmente no E.Médio Normal. Claro que esse é a realidade da pesquisa. Sobre gostar da escola também foi o que a pesquisa em 19 de abril de 2012 indicou. Mas se existe outra realidade a mesma ainda foi constata ou não pesquisa.
      Procure participar no Projeto Viencial, pois vejo que és posicionada e isso é bom num projeto de aprendizagem.
      Professora Laurinha

      Excluir
      Responder

      Excluir
  13. Olá alunas e professora do Curso Normal!
    Achei bárbara esta forma de autoavaliação. A Fabiane foi feliz ao citar Gonzaguinha: "viver e não ter a vergonha de ser feliz..." Vocês, jovens, nos ensinam isto a todo momento!
    Num espaço virtual aberto, como é o caso do blog, à medida em que postam atividades, posicionamento e ideias, vocês estão mostrando que não têm vergonha de fazer, argumentar, aparecer, enfim, de serem felizes. Por quê? Porque são aprendizes!
    Gostaria imensamente de ver publicações dos alunos sobre o Curso Normal, a proposta de reestruturação do Ensino Médio, a pesquisa que fizeram e tudo o que vocês estão experienciando neste ano ímpar de 2012. Volto em breve! Um abraço

    ResponderExcluir
  14. Ao analisarmos esta pesquisa sócio antropológica notamos qualidades específicas dentre elas destacam-se : objetividade na elaboração e conclusão , trabalho coletivo ( entre professores e alunos ).
    Segundo nosso trabalho coletivo ao reunirmos as respostas dos aluns do ensino médio normal e do ensino médio regular obtivemos claros indícios que tanto os alunos de ambos os cursos pretendem realizar suas metas de progredirem profissionalmente (fazendo cursos e/ou faculdade ), outras características são : os estilos musicais ,locais nos quais frequentam , tempo de estudo , mas a principalmente é que todos os alunos retiram um tempo para a leitura .
    E

    ResponderExcluir
  15. E esta atividade sócio antropológica também me auxiliou a aprender sobre os alunos que na escola estudam no primeiro ano do ensino médio além de que sempre procuro ajudar o máximo possível , por isso , me daria 15 pontos .
    Nathália Paim Gava - 3101 ( Curso Normal )

    ResponderExcluir