quarta-feira, 29 de agosto de 2012
domingo, 12 de agosto de 2012
Dia de Estudante!
Vida de Estudante não é fácil!
Cinco horas da manhã...
Já está de pé.
Calça o tênis
Pega o IPod
Chega às 7h e 30m
No Cristóvão
Mal teve tempo
Para o Café..
Os Professores
Desfilam
um a um
num ritmo sem fim
Cada qual só quer
Saber do seu conteúdo.
Ah, essa vida louca
Só me traz strees
Mas quê fazer...
Um dia desses
Organizo minha banda
Faço um vídeo
Posto na Internet.
Aí, Vocês vão VER!
(Alunos da Turma 3101)
Já está de pé.
Calça o tênis
Pega o IPod
Chega às 7h e 30m
No Cristóvão
Mal teve tempo
Para o Café..
Os Professores
Desfilam
um a um
num ritmo sem fim
Cada qual só quer
Saber do seu conteúdo.
Ah, essa vida louca
Só me traz strees
Mas quê fazer...
Um dia desses
Organizo minha banda
Faço um vídeo
Posto na Internet.
Aí, Vocês vão VER!
(Alunos da Turma 3101)
domingo, 5 de agosto de 2012
A poesia na escola
Brincando com as palavras
As
palavras são consideradas pelos poetas a matéria essencial de sua arte. Há
poetas que brincam com as palavras de uma maneira única. Lidam com toda uma
ludicidade verbal, sonora, musical e engraçada. Ao juntar as palavras nos dão à
impressão, que as mesmas se movem nas páginas como se fosse uma cantiga, e ao mesmo
tempo brincam com os significados diferentes que uma mesma palavra tem.
Sidônio
Muralho, em TV da bicharada, faz um jogo lúdico e semântico no poema:
Dia de festa:
E tudo que lá
havia,
e tudo o que havia
lá,
que se chamasse
alegria
que se chamasse poesia
só sabia
o sabiá.
Ouçam como ele assobia
Assobia
o sábia.
Nos
versos finais desse poema, o poeta faz um jogo lúdico com as palavras sabia e sabiá, além disso, há uma
leveza de imagens.
Cecília
Meireles, considerada a primeira poetisa brasileira que realmente se dedicou à
poesia infantil tem uma infinidade de poesias, onde explora o jogo de palavras,
as rimas, o ritmo, as imagens e o aspecto sensorial. Eis algumas poesias:
Trocadilho entre a letra erre e o
verbo errar.
“O menino dos ff e rr/ é o Orfeu Orfilo Ferreira: / ai com tantos rr,
não erres!”
As
rimas, as imagens, o ritmo e, sobretudo as emoções (Maria deseja aos outros o
melhor sentimento: a amizade) são também explorados pela poetisa, neste poema:
As meninas
Arabela
abria a janela.
Carolina
erguia a cortina.
E Maria
olhava e sorria:
“Bom dia!”
Arabela
foi sempre a mais
bela.
Carolina,
a mais sábia menina.
E Maria
apenas sorria:
“Bom dia!”
Pensaremos em cada
menina
que vivia naquela
janela;
uma que se chamava
Arabela,
outra que se chamou
Carolina.
Mas a nossa profunda
saudade
é Maria, Maria, Maria,
que dizia com voz de
amizade:
“Bom dia!”
Também
Elias José, em Um pouco de tudo, joga
com diferentes significados da palavra grilo:
Grilo Grilado
O grilo
coitado
anda grilado
e eu sei
o que há.
Salta pra aqui,
salta pra ali.
Cri-cri pra cá,
cri-cri pra lá.
O grilo
coitado
anda grilado
e não quer contar.
No fundo
não ilude,
é só reparar
em sua atitude
pra se desconfiar.
O grilo
coitado
anda grilado
e quer um analista
e quer um doutor.
Seu grilo,
eu sei:
o seu grilo
é um grilo
de amor.
Neste
poema, o autor traz para os dias atuais a problemática vivida pelo personagem
grilo e acrescenta um analista, juntando assim, o bucólico com o urbano, fala
de amor como fator responsável pela “grilação”. Também repete o estribilho,
produzindo assim um poema gostoso de ouvir, pois se aproxima das cantigas de
roda.
Outro
bom exemplo desse jogo poético é o poema de Sérgio Caparelli em “Boi da cara
preta”, no poema “O barbeiro e o babeiro”, o poeta brinca com a letra b, criando situações inesperadas,
situações de bravice, juntando um bebê babão com barbeiro, ao mesmo tempo em
que conta um episódio engraçado desafia à leitura em voz alta.
O barbeiro e o babeiro
O barbeiro comprou um
babeiro
para a baba de seu
filho:
- baba gora, bebê
babão,
de babeiro, babar é
bom.
Depois foi fazer a
barba
do único pai de seu
filho:
Barbeiro a barba e não
babo,
sou barbeiro sem
babeiro.
Mas ao limpar o
babeiro
sua barba se encheu de
baba
e o barbeiro
embraveceu
com babeiro, barba e
baba.
Projeto Vivencial - Curso de Aplicação
Iniciamos nessa primeira semana de Agosto a construção de nosso Projeto Vivencial, após muitas discussões chegamos a conclusão que devemos estudar de maniera mais próxima o Curso de Aplicação do próprio Instituto. Por isso, fizemos um passeio orientado, observando os espaços onde ficam os alunos dos anos iniciais: lanche, recreio e espaço de lazer.
Turma 3102
Turma 3102
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